Thursday, March 28, 2024
HomePortuguêsComo reconhecer os sinais de psicose?

Como reconhecer os sinais de psicose?

Investigadores analisam os fatores de risco e ações preventivas relacionadas com a esquizofrenia desde os primeiros sinais de psicose ao diagnóstico completo.

 

A esquizofrenia é uma doença mental grave, caracterizada por sintomas de psicose como alucinações, delírios e fala e comportamentos desarticulados. A esquizofrenia pode ter um impacto forte na vida social e na capacidade de levar uma vida normal.

Devido ao estigma relacionado com as doenças mentais por um lado, e à complexidade do cérebro humano por outro, existe pouca informação acerca da prevenção de doenças mentais como a esquizofrenia. Dr. Jacob Vorstman, um psiquiatra pediátrico holandês, recentemente transferido para o Hospital for Sick Children em Toronto, Canada, de acordo com um artigo recente da Science, está envolvido num estudo para a prevenção da esquizofrenia.

A investigação para a prevenção da esquizofrenia está finalmente a ganhar terreno, desde terapias cognitivas a suplementos pré-natais, ao primeiro ensaio clínico aleatório de medicação preventiva experimental levado a cabo na Alemanha.

Os sintomas são visíveis mais cedo do que anteriormente pensado

Quando esta investigação começou, os cientistas acreditavam que os primeiros sinais de esquizofrenia ocorriam com o primeiro episódio psicótico. Hoje reconhecem que os sintomas aparecem muito mais cedo. Conhecido como transtorno esquizotípico, os cientistas conseguem hoje identificar jovens que apresentam um risco de 30% de desenvolver esta doença.

10% dos jovens com um dos progenitores que tenha esquizofrenia e 50% dos que tenham um irmão gémeo com esquizofrenia irão desenvolver esta doença. Os investigadores acreditam que existe uma forte componente genética para o desenvolvimento da esquizofrenia mas estimam que existam milhares de genes cuja interação cause a predisposição para tal.

Condições ambientais aumentam o risco

Os cientistas identificaram algumas condições ambientais que aumentam o risco. Por exemplo, crianças cujas mães contraíram uma infeção séria durante o segundo trimestre da gravidez correm maior risco de desenvolver esquizofrenia. Parto prematuro ou outras complicações durante o parto podem também aumentar a probabilidade desta doença. Crianças vítimas de bullying, que sofrem lesões na cabeça ou de abusos; e adolescentes que sofrem abusos, fumam marijuana, e passam por situações de stress excessivo correm também o risco.

Sinais de aviso

Existem vários sinais de aviso que se podem manifestar de forma subtil. Crianças podem não mostrar quaisquer sinais ou podem ter movimentos motores e pensamentos fora do padrão normal. Pré-adolescentes podem relatar que ouvem vozes, tornar-se anti-sociais e sofrer distúrbios a nível percetual. Durante a adolescência os sinais tornam-se mais visíveis e aqueles que desenvolvem esquizofrenia reportam ouvir vozes, depressão, pensamentos distorcidos, ansiedade, distúrbios do sono ou dificuldades com o trabalho escolar.

Dilema na identificação dos que correm risco de esquizofrenia

Os médicos são confrontados com o dilema que envolve a identificação dos que correm risco de desenvolver esquizofrenia. Sabendo que 70% dos indivíduos que sofrem de transtorno esquizotípico irão desenvolver esquizofrenia, os médicos hesitam em causar preocupações desnecessárias e trazer o estigma que envolve as doenças mentais ao jovem e à sua família. Por outro lado, sabendo que quanto mais rápido o episódio psicótico for detetado e tratado mais efetivo será o prognóstico a longo prazo, muitos médicos preferem partilhar os seus diagnósticos.

Estratégias preventivas

Os investigadores estão a testar medidas preventivas como a suplementação de colina durante a gravidez. A colina tem efeitos benéficos auditivos ajudando bebés na filtração de ruídos de fundo. Problemas auditórios têm estado relacionados com psicose e doenças psiquiátricas. Outras medidas preventivas são programas anti-bullying, programas de terapia cognitiva comportamental, medicamentos psiquiátricos ou outros.

As estratégias preventivas são difíceis de analisar numa condição pouco comum e de progressão lenta como esta e estudos a longo prazo são dispendiosos e demorados. No entanto, os investigadores persistem e continuam na investigação desta doença com  o objetivo de prevenir, gerir e finalmente curar. Os médicos acreditam que a estratégia mais efetiva no combate á esquizofrenia é por o fim ao estigma que existe à volta desta doença. O caminho para a investigação e a descoberta de opções de tratamento começa com o fim do estigma, a discussão e o apoio aos indivíduos afetados pela esquizofrenia.

 

Escrito por Lisa Borsellino, BSc
Traduzido por Ângela Carvalho, PgC

Referências:

Couzin-Frankel, J. Scientists are learning to predict psychosis years in advance-and possibly prevent it. Science Magazine. 2017 November 16. http://www.sciencemag.org/news/2017/11/scientists-are-learning-predict-psychosis-years-advance-and-possibly-prevent-it

RELATED ARTICLES

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Latest News and Articles

SUBSCRIBE TO OUR NEWSLETTERS

Stay Connected
10,288FansLike
820FollowersFollow
249FollowersFollow
2,787FollowersFollow

Article of the month

Don’t Wait to Vaccinate: Cervical Cancer Jabs Most Effective at Age 12

Researchers from across Scotland scoured more than a decade’s worth of health records to assess just how well a nationwide secondary school vaccination campaign...

Joke Of The Day – March 28

In the doctor’s office: - Doctor, I have a headache. - Me too. - And I have pain in my chest. - Me too. - And my liver does...

RECENT COMMENTS

ADVERTISE WITH US

error: Content is read-only and copy-protected.