D-mannose and diabetes
Reading Time: 2 minutes

 

O açúcar adicionado tem uma má reputação. No entanto, um estudo recente analisa os  possíveis benefícios deste através de uma investigação da relação entre a D-manose e a diabetes.

O açúcar desempenha um papel importante no corpo humano na produção e armazenamento de energia, e na manutenção de um equilíbrio das células do corpo humano. Contudo, uma rápida pesquisa no Google acerca do açúcar adicionado e somos deparados com uma multitude de links que descrevem os malefícios deste na nossa dieta alimentar. É, portanto, verdade que o açúcar adicionado não contém quaisquer micronutrientes, que provoca a deterioração do fígado, e que pode levar ao aparecimento de doenças como a resistência insulínica, a diabetes tipo 2 e a obesidade. Devido ao caráter patogénico do açúcar adicionado, os nutricionistas recomendam a redução do seu consumo optando pela ingestão de açúcares naturais presentes nas frutas e vegetais.

Todavia, um novo estudo liderado pelo Dr. Wanjun Chen sugere a possível existência de uma exceção a esta regra. Utilizando um modelo de ratos com a diabetes autoimune, os investigadores descobriram que a D-manose, um composto da glucose presente nos vegetais e frutas, pode suprimir a diabetes tipo 1 e a inflamação pulmonar asmática. Neste estudo foram adicionadas pequenas quantidades de D-manose à água de ratos diabéticos antes de serem desenvolvidos quaisquer sintomas. Surpreendentemente, esta adição preveniu o desenvolvimento de diabetes nestes ratos, enquanto que os ratos que ingeriam água regular desenvolveram a doença. Para além disso, a mistura de D-manose e água preveniu também a inflamação das vias respiratórias de ratos com asma.

Este grupo mostrou então que a D-manose aumenta a produção de células t reguladoras, um grupo de células que ajusta o sistema imunitário e previne as doenças autoimunes. Ou seja, a D-manose suprimiu a inflamação nos ratos e preveniu o desenvolvimento de doenças autoimunes como a diabetes e a asma. É importante salientar que níveis fisiologicamente baixos de D-manose, que não teriam quaisquer efeitos maléficos para o fígado humano, foram capazes de estimular a produção de células t reguladoras. Tais resultados foram recentemente discutidos numa edição de Cell and Bioscience.

Para concluir, este estudo descobriu que a D-manose é um açúcar “bom” ou “saudável” que pode ser usado como um suplemento dietético. A relação manifestada entre a D-manose e a diabetes sugere que esta pode ser utilizada para prevenir e suprimir determinadas alergias e doenças autoimunes sem efeitos adversos para o corpo humano. Não obstante, estudos clínicos são necessários para confirmar a segurança e tolerância da D-manose no corpo humano.

 

Escrito por Neeti Vashi, BSc
Traduzido por Ângela Carvalho, PcG

Referências: Shi Y and Yin D. A good sugar, D-mannose, suppresses autoimmune diabetes. Cell Biosci. 25 Setembro 2017

 

Facebook Comments

How much did this article help your understanding of this health condition?

0 1 2 3 4 5