Thursday, April 25, 2024
HomePortuguêsDiabetes tipo 3c mal diagnosticado como diabetes tipo 2

Diabetes tipo 3c mal diagnosticado como diabetes tipo 2

Um artigo recente explica a importância do diagnóstico correto da diabetes que atinge a função exócrina do pâncreas ou diabetes tipo 3c.

A diabetes tipo 3c é normalmente causada por uma doença ou mudança estrutural do pâncreas. Em contraste, a diabetes tipo 1 ocorre quando o pâncreas não produz insulina suficiente para satisfazer as necessidades do corpo. E a diabetes tipo 2 ocorre quando o corpo não é capaz de gerir apropriadamente a insulina produzida pelo corpo.

Tal como discutido recentemente no British Medical Journal, os investigadores analisaram dados relativos a cuidados primários prestados a mais de 2 milhões de pacientes em Inglaterra, com a finalidade de identificar adultos com diabetes que sofreram de doença pancreática antes da diagnose de diabetes. Esta análise focou-se em dados recolhidos entre o período de 1 de Janeiro de 2005 e 31 de Março de 2016. Os resultados demonstraram que 87,8% de casos de diabetes tipo 3c foram documentados como diabetes tipo 2.

Pacientes com diabetes tipo 3c apresentavam um controlo fraco da glicemia (açúcar no sangue) em comparação aos doentes de diabetes tipo 2. Estes pacientes tinham também maior probabilidade de requerer a administração de insulina 5 anos após a diagnose. Os investigadores recomendam que os médicos tenham em conta o historial de doença pancreática aquando a diagnose de diabetes e conceção de tratamento e acompanhamento destes pacientes. O controlo dos efeitos do tratamento deverá ser feito com mais frequência do que em pacientes com diabetes tipo 2.

Uma vez que o pâncreas produz insulina, qualquer alteração na sua estrutura e função, tanto por doença como por cirurgia, pode alterar a sua capacidade de produzir insulina para responder ás necessidades do corpo. É por esta razão que pacientes com diabetes tipo 3c normalmente requerem a administração de insulina mais cedo que os pacientes com diabetes tipo 2. O diagnóstico correto do tipo de diabetes providencia o paciente e a equipa de saúde as ferramentas necessárias para a gestão da doença de forma eficaz.

 

Escrito por Anuolu Bank-Oni, Pharm.D,CDE
Traduzido por Ângela Carvalho, PgC

Referências: Mayor, S. Type 3c diabetes associated with pancreatic disease is often misdiagnosed, finds study. BMJ 2017;359:j4923 doi: 10.1136/bmj.j4923

Read this article in:
English | French | Spanish

RELATED ARTICLES

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Latest News and Articles

SUBSCRIBE TO OUR NEWSLETTERS

Stay Connected
10,288FansLike
820FollowersFollow
249FollowersFollow
2,787FollowersFollow

Article of the month

Augmented Reality to Augment Physical Therapy for Parkinson’s Disease

A hallmark of advancing Parkinson’s disease is a distinctive shuffling walk. Dual-task training is an effective but costly physical therapy that helps people with...

Joke Of The Day – April 25

Baldness is the process of replacing combing with washing

RECENT COMMENTS

ADVERTISE WITH US

error: Content is read-only and copy-protected.