Thursday, March 28, 2024
HomePortuguêsDieta vegana e perda óssea

Dieta vegana e perda óssea

Nos dias de hoje muitas pessoas optam pela dieta vegana por razões de saúde e éticas mas a exclusão de produtos animais da alimentação pode gerar deficiências nutritivas. Um estudo recente levado a cabo na Dinamarca e publicado no European Journal of Clinical Nutrition investigou se a dieta vegana pode levar à perda óssea.

A dieta vegana é cada vez mais popular não só por razões de saúde mas também por questões éticas. A dieta vegana exclui todos os produtos animais, incluindo o mel e laticínios. Algumas pessoas acreditam que a alimentação à base de vegetais é mais saudável e de fácil digestão, enquanto que outras seguem este tipo de dieta devido à sua oposição contra a exploração de animais para a indústria alimentar, em especial na agricultura. Existem, no entanto, inúmeras preocupações acerca da falta de nutrientes na dieta vegana, tais como o cálcio, a vitamina D, a vitamina B12 e a proteína, todos facilmente encontrados em produtos animais. Estes nutrientes são vitais para a saúde óssea e alguns estudos têm vindo a mostrar que a dieta vegana está ligada ao aumento de fraturas ósseas.

Hansen e os seus colegas decidiram investigar se a dieta vegana está relacionada com um aumento do risco de fratura óssea a nível molecular. Num estudo publicado no European Journal of Clinical Nutrition, foi seguido um grupo de 78 veganos e 77 omnívoros na Dinamarca. Foi medida a altura, o peso e a gordura corporal, foram registados os alimentos e suplementos ingeridos, e medidos os níveis de várias hormonas e outros compostos do metabolismo e remodelação óssea.

Alterações do metabolismo e remodelação óssea

Apesar dos participantes veganos terem ingerido suplementos de vitamina D e cálcio, estes apresentaram níveis baixos de cálcio. Para além disso, apesar de tomarem suplementos alimentares, os veganos apresentaram níveis baixos de vitamina D, o que sugere que os suplementos não compensaram a falta desta vitamina na dieta alimentar. Todos os marcadores de remodelação óssea apresentaram níveis mais elevados no grupo vegano que no grupo omnívoro, independentemente das alterações a nível do estilo de vida e ingestão de cálcio e vitamina D.

Os investigadores sugerem que a exclusão de produtos animais causa alterações graves a nível do metabolismo e remodelação óssea, podendo causar o aumento de fraturas e doenças crónicas como a osteoporose. Estes resultados vêm a confirmar estudos anteriores que colocavam os veganos num risco elevado de fraturas. Apesar da ingestão de suplementos alimentares, os veganos podem não absorver a vitamina D que ingerem, o que pode levar à absorção reduzida de cálcio e baixa saúde óssea. Uma vez que os nutrientes vegetais estão muitas vezes menos acessíveis ao corpo humano, os veganos podem necessitar de maior suplementação. No entanto, existem outros fatores e interações que influenciam todo o processo.

 

Escrito por C.I. Villamil
Traduzido por Ângela Carvalho

Referências: Hansen et al. 2017. Bone turnover, calcium homeostasis, and vitamin D status in Danish vegans. European J of Clinical Nutrition.

RELATED ARTICLES

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Latest News and Articles

SUBSCRIBE TO OUR NEWSLETTERS

Stay Connected
10,288FansLike
820FollowersFollow
249FollowersFollow
2,787FollowersFollow

Article of the month

Don’t Wait to Vaccinate: Cervical Cancer Jabs Most Effective at Age 12

Researchers from across Scotland scoured more than a decade’s worth of health records to assess just how well a nationwide secondary school vaccination campaign...

Joke Of The Day – March 28

In the doctor’s office: - Doctor, I have a headache. - Me too. - And I have pain in my chest. - Me too. - And my liver does...

RECENT COMMENTS

ADVERTISE WITH US

error: Content is read-only and copy-protected.