Thursday, April 25, 2024
HomePortuguêsEvidências dos benefícios da curcumina no tratamento da esclerose múltipla

Evidências dos benefícios da curcumina no tratamento da esclerose múltipla

A esclerose múltipla é uma doença neurológica séria com sintomas que afetam a qualidade de vida. Investigadores do Paquistão e da Arábia Saudita reviram os dados existentes acerca dos benefícios da curcumina no tratamento da esclerose múltipla.

A esclerose múltipla (EM) é uma doença degenerativa que afeta o sistema nervoso central. Na EM uma resposta imune anormal ataca a mielina, uma substância lipídica que envolve as fibras nervosas, e ataca as fibras nervosas também, o que leva a sintomas como a cegueira, fraqueza muscular e problemas de coordenação. Estes sintomas neurológicos normalmente persistem mesmo quando a doença não evolui.

As causas da EM não são entendidas de forma clara mas acredita-se que são fatores genéticos e ambientais que estão na sua origem. Apesar de existirem algumas terapias para a EM, muitas são de custos elevados e com efeitos secundários tóxicos e adversos. É por esta razão que os cientistas procuram novas terapias.

Plantas medicinais têm sido utilizadas tanto nas medicinas tradicionais como ponto de partida para tratamentos biomédicos modernos. Em Neurological Sciences, Qureshi e os seus colegas reviram os benefícios conhecidos da curcumina para o tratamento da EM. A curcumina é um químico amarelo produzido por plantas e que dá cor ao açafrão. É muitas vezes utilizado como suplemento de ervas, na cosmética e na coloração de alimentos.

Um dos fatores que influencia a evolução da EM é a oxidação dos radicais livres. A curcumina é um antioxidante e pode reduzir a inflamação ao inibir muitas das enzimas e fatores que causam as respostas imunitárias e a inflamação. Para além destes efeitos, a curcumina pode reduzir a morte celular apesar de não ser ainda entendida de que forma ocorre este processo. Em conjunto, estes processos são responsáveis pela progressão substancial da EM.

Embora a curcumina apresente benefícios para o tratamento da EM, é dificil transformá-la em medicamentos. Não é de fácil absorção após consumo e é quimicamente instável. No entanto, a curcumina é estável em tecidos gordos como a mielina e o cérebro.

Investigações futuras são necessárias para perceber os efeitos da curcumina e como estes efeitos poderão ser transformados em terapias. Estão já a decorrer estudos clínicos com novas fórmulas de curcumina que poderão ser de melhor absorção pelo corpo.

Escrito por C.I. Villamil
Traduzido por Ângela Carvalho, PgC

Referências: Qureshi et al. 2017. Neurol Sci. Therapeutic potential of curcumin for multiple sclerosis.

RELATED ARTICLES

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Latest News and Articles

SUBSCRIBE TO OUR NEWSLETTERS

Stay Connected
10,288FansLike
820FollowersFollow
249FollowersFollow
2,787FollowersFollow

Article of the month

Augmented Reality to Augment Physical Therapy for Parkinson’s Disease

A hallmark of advancing Parkinson’s disease is a distinctive shuffling walk. Dual-task training is an effective but costly physical therapy that helps people with...

Joke Of The Day – April 25

Baldness is the process of replacing combing with washing

RECENT COMMENTS

ADVERTISE WITH US

error: Content is read-only and copy-protected.