inflammatory bowel diseases

As doenças inflamatórias intestinais são condições crónicas cujas causas são de origens diversas. Uma análise recente avalia a influência dos fatores ambientais no surgimento deste tipo de doenças.

As doenças inflamatórias intestinais (DII), tais como a doença de Crohn ou a colite ulcerativa, são doenças recorrentes com origens multifatoriais. Ao longo dos anos tem-se observado um aumento da ocorrência e prevalência das DII especialmente nos países desenvolvidos. As mudanças a nível da epidemiologia das DII podem sugerir uma forte influência dos fatores ambientais no desenvolvimento destas doenças.

Numa análise recente publicada em JAMA Pediatrics, Dr. Shouval e Dr. Rufo, afiliados a instituições médicas em Israel e nos Estados Unidos da América, discutiram a influência dos fatores ambientais no desenvolvimento das doenças inflamatórias intestinais. Determinados estilos de vida, tais como o tabagismo, uma dieta rica em ácidos gordos saturados e carnes vermelhas, a exposição à poluição do ar, o uso de antibióticos nos primeiros anos de vida, todos estes fatores podem contribuir para a diminuição dos micro-organismos existentes no trato gastrointestinal. Esta redução da diversidade de micro-organismos está fortemente relacionada com o desenvolvimento das DII.

Acontecimentos que têm lugar nos primeiros anos de vida, tais como o método de nascimento e a amamentação, pensa-se estarem ligadas ao desenvolvimento e à severidade das DII. Estudos demonstraram que o método de nascimento pode afetar a diversidade dos micro-organismos existente no trato gastrointestinal do feto e influenciar o desenvolvimento das células imunitárias intestinais posteriormente. Para além disso, ficou comprovado que a amamentação tem um papel preventivo no aparecimento das DII.

Em suma, a análise levada a cabo mostrou que as doenças inflamatórias intestinais são causadas por uma combinação de fatores ambientais e genéticos. Apesar das grandes mudanças nas últimas décadas apontarem para uma melhoria na saúde em geral, algumas mudanças aumentaram também a nossa suscetibilidade para a contração de determinadas doenças. Portanto, as alterações no estilo de vida ao longo dos anos contribuíram para o desenvolvimento de determinadas doenças como as DII. Os profissionais de saúde e dirigentes responsáveis têm que estar conscientes da influência dos fatores ambientais nas doenças inflamatórias intestinais para melhorar o tratamento e gestão de tais condições.

 

Escrito por Karla Sevilla
Traduzido por Ângela Carvalho, PgC

Referências:

Shouval, D. S. & Rufo, P.A. (2017). The role of environmental factors in the pathogenesis of inflammatory bowel diseases: A review. JAMA Pediatrics. doi:10.1001/jamapediatrics.2017.2571

Facebook Comments

How much did this article help your understanding of this health condition?

0 1 2 3 4 5