Saturday, April 20, 2024
HomePortuguêsO Iogae a Perturbação Pós-traumática do Stress

O Iogae a Perturbação Pós-traumática do Stress

Um estudo recente publicado em BMC Psychiatry examina o impacto do ioga na perturbação pós-traumática do stress como um tratamento complementar à intervenção terapêutica.

A perturbação pós-traumática do stress (PTSD) é um problema de saúde pública que afeta cerca de 6.1% da população mundial. Experiências traumáticas são a causa da PTSD que ocorre normalmente em vítimas de violência, sobreviventes de guerra ou de desastres naturais, veteranos de guerra, e vítimas de abusos sexuais. Os indivíduos que sofrem de PTSD revivem as suas experiências, sentem excitação, cognição, fuga e perturbações do humor. Para tratar esta condição são utilizados diversos métodos psicológicos e farmacêuticos.Na primeira linha de tratamento está a psicoterapia. No entanto, grande parte dos indivíduos afetados não aceita este tipo de tratamento e é portanto necessário implementar formas de tratamento complementares. Um artigo recente publicado em BMC Psychiatry analisou estudos anteriores conduzidos por investigadores na Alemanha que examinaram o impacto do ioga na PTSD.

Benefícios do ioga nos sintomas da PTSD

O ioga tradicional combina o foro espiritual e o foro filosófico e é um meio holístico de ligação entre a mente, o corpo e o espírito. O ioga tem sido utilizado como tratamento complementar em várias condições psiquiátricas como a ansiedade, a psicose e a depressão. A atividade física é um elemento crucial do ioga pois acredita-se que esta é capaz de reduzir o stress e elevar a atividade parassimpática. Isto significa que o ioga afeta de forma direta uma parte do cérebro denominada de amígdala, que causa um equilíbrio devido à sua ação no sistema nervoso parassimpático. Este é responsável por acalmar o corpo e criar um estado oposto àquele existente nos pacientes que sofrem de PTSD.

Benefícios biológicos e psicológicos do ioga na PTSD

Os investigadores acreditam que o ioga tem um efeito biológico e psicológico nos indivíduos que sofrem de PTSD. O ioga desencadeia um sentimento de calma através do relaxamento, da meditação e do controlo da respiração. O estado de consciência inerente ao ioga faz com que os seus praticantes prestem atenção e reconheçam emoções e memórias desagradáveis de forma desapegada e livre de críticas, ou seja, de forma segura. Para os indivíduos que sofrem de PTSD isto significa melhorias a nível psicológico. Este estudo seguiu o Reporting Items for Systematic Review and Meta-analysis (PRISMA) e as recomendações da Cochrane Collaboration.

Neste estudo participaram adultos cuja PTSD foi diagnosticada por um profissional de saúde ou auto-diagnosticada de forma válida. Participantes com comorbidades físicas ou mentais foram também incluídos. Este estudo não distinguiu o tipo de ioga praticado, a frequência da prática, a duração do programa de intervenção ou a duração das sessões de ioga. Intervenções de controlo incluíram grupos de controlo aleatórios sem tratamento do programa de ioga. Os participantes no grupo de intervenções em simultâneo, como por exemplo a farmacoterapia, recebiam o mesmo fármaco.

É necessária mais investigação

Os resultados do estudo revelaram efeitos estatisticamente significativos do ioga para os sintomas da PTSD. A aplicação dos resultados é limitada visto que a maior parte dos estudos à exceção de um foram conduzidos na América do Norte. Uma outra limitação deste estudo é a utilização de medidas de auto-diagnóstico que não são fiáveis nem precisas. Para o futuro é importante recorrer a critérios de diagnóstico adequados. É necessária mais investigação e de maior qualidade de forma a validar os resultados deste estudo.

 

Escrito por Sonia Leslie Fernandez, Medical News Writer
Traduzido por Ângela Carvalho, PgC

Referências:

Cramer, H., Anheyer, D., Saha, F. J., & Dobos, G. (2018). Yoga for posttraumatic stress disorder–a systematic review and meta-analysis. BMC Psychiatry, 18(1), 72.

RELATED ARTICLES

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Latest News and Articles

SUBSCRIBE TO OUR NEWSLETTERS

Stay Connected
10,288FansLike
820FollowersFollow
249FollowersFollow
2,787FollowersFollow

Article of the month

Augmented Reality to Augment Physical Therapy for Parkinson’s Disease

A hallmark of advancing Parkinson’s disease is a distinctive shuffling walk. Dual-task training is an effective but costly physical therapy that helps people with...

Joke Of The Day – April 20

- Doctor, is it known to science why people go bald? -Yes, we have the exact answer. People go bald because their hair falls out...

RECENT COMMENTS

ADVERTISE WITH US

error: Content is read-only and copy-protected.