Saturday, April 20, 2024
HomePortuguêsOs efeitos da medicina tradicional chinesa no tratamento daosteoartrose do joelho

Os efeitos da medicina tradicional chinesa no tratamento daosteoartrose do joelho

Terapias alternativas como a medicina tradicional chinesa têm sido utilizadas para o  tratamento de doenças crónicas. Um exemplo destas é a osteoartrose do joelho. Uma análise geral recente de dez revisões sistemáticas avaliou a segurança e eficácia da medicina tradicional chinesa no tratamento da osteoartrose do joelho.

Os conceitos de longa data existentes na nossa sociedade relativos a grande parte, senão a todas as disciplinas científicas, são primariamente centrados na cultura ocidental. O mundo à nossa volta foi criado na adoção do método científico que testa e valida de forma sistemática as hipóteses. Tal é crucial em áreas como a medicina, em que devem ser empregados os métodos mais efetivos para a saúde dos pacientes sem comprometer a sua segurança.

Recentemente, os cientistas têm testado a medicina tradicional chinesa e a sua segurança e eficácia. É claro que as civilizações fora do escopo ocidental têm os seus próprios métodos de cuidados de saúde e o seu sucesso histórico pode servir como validação da sua eficácia. Um exemplo é a medicina tradicional chinesa (MTC) que utiliza métodos bastante distintos daqueles a que estamos acostumados no tratamento de doenças.

O desenvolvimento da sociedade global abriu as portas para uma re-avaliação destas práticas. Tendo sido rejeitadas e consideradas ineficazes, hoje em dia os profissionais de saúde aceitam o potencial valor das terapias alternativas e procuram integrá-las nos cuidados de saúde em vigor.

Em relação ao tratamento da osteoartrose do joelho, as diretrizes da Osteoarthritis Research Society International (OARSI) recomendam a utilização de técnicas ocidentais como o controle de peso ou cirurgia, e práticas da medicina tradicional chinesa como a acupuntura, a fitoterapia, a moxibustão (sucção através de copos), banhos de ervas e Tai Chi.

A fim de determinar a eficácia e segurança destas intervenções, os profissionais de saúde da Universidade de Medicina Chinesa de Nanjing levou a cabo uma revisão sistemática das fontes de literatura disponíveis. Dez revisões, que incluíam informação acerca de mais de 3,000 estudos sobre o uso de medicina tradicional chinesa no tratamento da osteoartrose do joelho, foram examinadas e publicadas na edição de Dezembro de 2017 do PLoS journal.

Estas revisões sistemáticas confirmaram o valor e os benefícios da medicina tradicional chinesa, em particular no alívio da dor e atenuação da disabilidade. No entanto, os autores apontaram para a existência de inconsistências em muitos dos estudos e concluíram que devem ser empregues metodologias mais rigorosas para validar a eficácia destes tratamentos, em especial em investigações futuras.

Através do método científico vigente para a avaliação da medicina tradicional chinesa, foi confirmada a eficácia das técnicas no tratamento da osteoartrose do joelho. Apesar de ser necessária mais investigação, os dados disponíveis demonstram que estes métodos são seguros e eficazes. Podemos assim beneficiar das técnicas medicinais existentes tanto no ocidente como no oriente.

Escrito por Jay Martin, M.D.
Traduzido por Ângela Carvalho

Referências: Wang, et al. “Traditional Chinese medicine for knee osteoarthritis:  An overview of systematic review. PLoS ONE 12 (12): e0189864.  https://doi.org/10.1371/journal.pone.0189864.

RELATED ARTICLES

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Latest News and Articles

SUBSCRIBE TO OUR NEWSLETTERS

Stay Connected
10,288FansLike
820FollowersFollow
249FollowersFollow
2,787FollowersFollow

Article of the month

Augmented Reality to Augment Physical Therapy for Parkinson’s Disease

A hallmark of advancing Parkinson’s disease is a distinctive shuffling walk. Dual-task training is an effective but costly physical therapy that helps people with...

Joke Of The Day – April 20

- Doctor, is it known to science why people go bald? -Yes, we have the exact answer. People go bald because their hair falls out...

RECENT COMMENTS

ADVERTISE WITH US

error: Content is read-only and copy-protected.