Friday, April 19, 2024
HomePortuguêsQuais as causas da esteatose hepática?

Quais as causas da esteatose hepática?

É de conhecimento geral que o consumo excessivo de gorduras, colesterol e hidratos de carbono está relacionado com o desenvolvimento da esteatose hepática, uma doença comummente conhecida por fígado gordo. Os cientistas conduziram um estudo para determinar como cada componente alimentar afeta o aparecimento e desenvolvimento da esteatose hepática.

A esteatose hepática não alcoólica (EHNA) é uma doença do fígado em crescimento que afeta mais de 25% da população mundial. A EHNA inclui uma série de patologias ou etapas que têm início como esteatose hepática, uma acumulação anormal de gordura nas células do fígado, e que pode evoluir para carcinoma hepatocelular. Os cientistas pensam que a progressão desta doença requer uma multitude de estimulantes, tais como a inflamação e o stress oxidativo. Para além disso, ambos os níveis séricos e os níveis de proteínas pró-inflamatórias conhecidas como Fator de Necrose Tumoral alfa (TNFa) e a Proteína Quimiotática de Monócidos 1 (MCP-1), mostram valores mais elevados em pacientes em qualquer etapa de esteatose hepática.

Os cientistas pensam que tanto as gorduras alimentares como o colesterol estão ligadas ao aparecimento e evolução da esteatose hepática em humanos e animais. A frutose pode ser outra fonte de desenvolvimento desta doença. No entanto, o papel da gordura, do colesterol e dos hidratos de carbono no aparecimento e evolução da esteatose hepática permanece pouco claro e é necessária mais investigação.

Gordura ou frutose

Um estudo realizado na Dinamarca e recentemente publicado em Diabetology & Metabolic Syndrome, compara os efeitos da gordura, da frutose e do colesterol no desenvolvimento da esteatose hepática em modelos animais. A equipa de investigadores contrapõe os efeitos da gordura, da frutose, e da combinação dos dois e de colesterol. Foram categorizados 40 ratos do sexo masculino em quatro grupos de tratamento diferentes: o grupo de dieta controlada, o grupo de dieta rica em gorduras (HFD), o grupo de dieta rica em frutose (HFr) e o grupo de dieta rica em gorduras, frutose e colesterol (NASH). Os ratos foram alimentados durante 16 semanas e após o período de tratamento foi feita uma histologia.

Dieta rica em gorduras causa esteatose hepática

Os resultados da histologia demonstraram uma grande acumulação de gordura nas células hepáticas, assim como inflamação nos ratos do grupo NASH e do grupo HFD. As alterações da histologia não foram tão proeminentes no grupo HFr. Como previsto, os grupos NASH e HFD mostraram níveis elevados de triglicéridos nas células hepáticas. O grupo NASH mostrou níveis elevados de colesterol. Houve um aumento da MCP-1 nos grupos HFD e NASH. E o grupo HFD mostrou também um aumento da TNF-a como mecanismo de desenvolvimento da esteatose hepática.

Em suma, os investigadores mostraram que uma alimentação rica em gorduras e colesterol estimula o aparecimento e desenvolvimento da esteatose hepática em ratos. Sugerem também que a frutose poderá ter repercussões no reservatório de lípidos nas células do fígado. Apesar dos resultados obtidos mostrarem de que forma a gordura, o colesterol e os hidratos de carbono influenciam o desenvolvimento da esteatose hepática, permanecem inúmeras questões e mecanismos por explicar.

 

Escrito por Ingrid Qemo, BSc
Traduzido por Ângela Carvalho, PgC

Referências: Jensen, V.S., et al. 2018. Dietary fat stimulates development of NAFLD more potently than dietary fructose in Sprague-Dawley rats. DiabetolMetabSyndr. 10:4.

RELATED ARTICLES

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Latest News and Articles

SUBSCRIBE TO OUR NEWSLETTERS

Stay Connected
10,288FansLike
820FollowersFollow
249FollowersFollow
2,787FollowersFollow

Article of the month

Augmented Reality to Augment Physical Therapy for Parkinson’s Disease

A hallmark of advancing Parkinson’s disease is a distinctive shuffling walk. Dual-task training is an effective but costly physical therapy that helps people with...

Joke Of The Day – April 19

-I always eat when I am nervous. -Well, according to your body shape, you do not know what a quiet life is...

RECENT COMMENTS

ADVERTISE WITH US

error: Content is read-only and copy-protected.