diet for weight loss

A perda de peso é importante para pessoas que correm o risco de desenvolver a diabetes. Mas qual a dieta alimentar aconselhável para estas pessoas? Investigadores recentemente determinaram a dieta alimentar para perder peso para pessoas com diabetes.

A diabetes é um problema a nível mundial e tem sido feita investigação extensiva acerca da prevenção, controlo e tratamento desta doença. Investigações anteriores demonstraram que o principal fator para o tratamento da diabetes é um estilo de vida saudável através da prática de exercício físico regular e o controlo da alimentação para baixar os níveis de insulina no corpo. Então que dieta alimentar para perder peso é aconselhável para pessoas que sofrem de diabetes?

Foi levado a cabo um ensaio clínico intitulado Programa de Prevenção da Diabetes (The Diabetes Prevention Program). Este programa teve em conta todos os aspetos relacionados com a diabetes e atribuiu aleatoriamente os participantes em risco de diabetes a diferentes grupos de tratamento: o grupo de tratamento com placebo, o grupo de tratamento com metaformina (uma droga frequentemente prescrita para o tratamento da diabetes) e o grupo de intervenção intensiva do estilo de vida. Este último teve como principal foco a atividade física e a dieta alimentar dos pacientes diabéticos participantes no estudo.

Uma vez que a dieta alimentar é crucial para a perda de peso em pacientes com diabetes, os investigadores procuraram as ligações existentes entre os diferentes macronutrientes (hidratos de carbono, gorduras, proteínas, etc.) existentes na alimentação e os efeitos que estes exercem na fisiologia padrão do corpo de um paciente diabético. Para este efeito, Sylvetsky e seus colegas investigadores conduziram um estudo que mediu o impacto de cada macronutriente no peso médio dos participantes e estimou de que forma cada macronutriente influenciou a perda/ganho de peso. Tais resultados foram recentemente publicados em The Journal of Nutrition.

Participaram 3,234 pacientes no Programa de Prevenção da Diabetes (The Diabetes Prevention Program), dos quais 2,924 forneceram informações completas acerca da sua dieta alimentar. Cerca de 67% dos participantes eram mulheres e a idade média dos participantes era de aproximadamente 50 anos. Os investigadores avaliaram a dieta alimentar dos participantes através de um questionário sobre a frequência de ingestão dos alimentos. Após a recolha dos dados, os investigadores compararam a ingestão de hidratos de carbono, proteínas, gorduras e outros grupos alimentares com  o aumento de peso.

Os resultados mostraram que o peso inicial de um paciente diabético não foi afetado pela ingestão de hidratos de carbono. Foi também descoberto que a fibra alimentar não produziu efeitos nocivos nos pacientes com diabetes. No entanto, a ingestão de gorduras teve o efeito oposto pois contribui para o aumento do peso médio dos pacientes. A perda de peso após um ano estava associada ao aumento da ingestão de hidratos de carbono, especificamente hidratos de carbono ricos em fibra alimentar, e a redução do consumo de gorduras e gorduras saturadas.

Esta investigação atesta que uma dieta alimentar para perder peso e para a redução dos níveis de insulina no corpo de pacientes diabéticos deve ser rica em hidratos de carbono, fibra alimentar e com baixo teor de gordura.

 

Escrito por Dr. Apollina Sharma, MBBS, GradDip EXMD
Traduzido por Ângela Carvalho, PgC

Referências: Sylvetsky, Allison C., et al. “A High-Carbohydrate, High-Fiber, Low-Fat Diet Results in Weight Loss among Adults at High Risk of Type 2 Diabetes.” The Journal of Nutrition (2017): jn252395

 

Facebook Comments