high cholesterol

Um estudo recente levado a cabo na China avalia a eficácia dos suplementos de óleo de peixe com ómega 3 no controle do colesterol alto e da pressão arterial alta.

O colesterol alto e a pressão arterial alta são condições de risco que levam a graves problemas cardiovasculares como o enfarte do miocárdio e o AVC. Sendo que o risco destas condições aumenta com a idade, é de extrema importância que se tomem medidas para o seu controle. Um método popular é a ingestão de suplementos que contêm ácidos gordos ómega 3 derivados de óleo de peixe.

Um grupo de investigadores na China analisou os suplementos de óleo de peixe com ómega 3 e os seus potenciais efeitos na redução do colesterol e da pressão arterial alta. Este estudo foi recentemente publicado em Lipids in Health and Disease.

Ómega 3 e Óleo de Soja

Neste estudo participaram 97 indivíduos que cumpriam os seguintes requerimentos:

  1. Saudáveis
  2. 50 anos de idade ou mais
  3. Condições:
  4. Sintomas de pressão arterial elevada, ou
  5. Historial de pressão arterial elevada, ou
  6. Historial de colesterol alto.

Metade dos participantes completaram o estudo com a ingestão de suplementos de Ómega 3 Q10, enquanto que a outra metade ingeriu suplementos de Óleo de Soja para o grupo de controle. Ambos os suplementos foram fornecidos por GardaVita® Inc., localizado na Costa Mesa, Califórnia, nos EUA. Cada participante tomou um comprimido acompanhado com uma refeição, duas vezes ao dia, durante 12 semanas. O estudo ocorreu de Outubro 2013 a Janeiro 2014.

Diferenças Registadas

Os resultados não mostraram diferenças significativas nos níveis de colesterol tanto no grupo de ómega 3 como no grupo de controle. Ambos os suplementos reduziram significativamente o colesterol total e o colesterol LDL (“colesterol mau”), e aumentaram consideravelmente o colesterol HDL (“colesterol bom”). Houve, no entanto, uma ligeira maior redução do colesterol total e do colesterol LDL no grupo do ómega 3.

Em relação à pressão arterial, os resultados foram similares aos verificados no colesterol. Não ficaram registadas diferenças substanciais nos níveis de pressão arterial entre o grupo de ómega 3 e o grupo de controle. Ambos os grupos contribuíram para a redução da pressão arterial sistólica e da pressão arterial diastólica mas apenas o grupo de ómega 3 produziu uma redução significativa da pressão arterial diastólica.

Os investigadores notaram certas limitações deste estudo. Por exemplo, a mistura de ingredientes utilizada tanto nos suplementos de ómega 3 como no grupo de controle significa que não podem ter sido avaliados os efeitos do ómega 3 na saúde dos participantes. Para além disso, muitos dos participantes estavam medicados com fármacos para o controle da hipertensão e outros que tornaram difícil avaliar o impacto do ómega 3 na saúde cardiovascular.

Suplementos de Óleo de Peixe com Ómega 3 podem ajudar mas é necessária mais investigação

Os suplementos de óleo de peixe com ómega 3 podem ser efetivos na redução dos níveis altos de colesterol e de pressão arterial alta em idosos. Estes suplementos aparentam ser superiores aos suplementos de óleo de soja na redução do colesterol LDL e da pressão arterial diastólica. No entanto, é necessária mais investigação para definir a eficácia deste suplemento.

 

Escrito por Raymond Quan, MASc, MBA
Traduzido por Ângela Carvalho, PgC

Referências:

Shen et al. “Effects of 12-week supplementation of marine Omega-3 PUFA-based formulation Omega3Q10 in older adults with prehypertension and/or elevated blood cholesterol.” Lipids in Health and Disease (2017) 16:253. DOI 10.1186/s12944-017-0617-0

Facebook Comments