Thursday, April 25, 2024
HomePortuguêsVitamina D e o risco de aborto espontâneo

Vitamina D e o risco de aborto espontâneo

Um estudo recente descobriu que os níveis de vitamina D poderão afetar a capacidade de mulheres de engravidarem e levarem a gravidez ao termo, resultando em abortos espontâneos.

Abortos espontâneos são interrupções da gravidez por ocorrências naturais ou acidentais. Cerca de 15 a 25% de mulheres grávidas sofrem um aborto espontâneo, 80% dos quais ocorre no primeiro trimestre. Estudos sugerem que a deficiência de vitamina D pode aumentar o risco de aborto espontâneo.

Num estudo recente publicado em Lancet Diabetes & Endocrinology, cientistas do Instituto Nacional de Saúde (NIH, National Institute for Health) investigaram quais os níveis de vitamina D adequados para reduzir o risco de aborto espontâneo.

Os cientistas analisaram dados de 1191 mulheres, entre os 18 e 40 anos de idade, dos vários estados dos EUA, que sofreram um ou dois abortos espontâneos. Foi recolhida informação relativa aos níveis de 25-hidroxivitamina D (medidos antes da gravidez e às 8 semanas de gestação), ao tempo de gravidez, à ocorrência de abortos espontâneos e aos nascimentos de fetos com vida, entre 2007 e 2011. Os cientistas recolheram também informação adicional demográfica e de estilo de vida.

Os cientistas determinaram que os níveis de vitamina D adequados seriam de 75 nmol/L ou mais. Das mulheres participantes no estudo, 53% apresentaram níveis abaixo de 30 nmol/L, considerados pois deficiência vitamínica. Para além disso, as mulheres com níveis adequados de vitamina D tinham 10% de maior probabilidade de conceber e 15% de probabilidade de o feto estar vivo, do que as mulheres cujos níveis de vitamina D eram mais baixos antes da gravidez e durante as primeiras oito semanas de gestação.

Apesar dos resultados obtidos neste estudo sugerirem que a vitamina D é vital para engravidar e levar a gravidez ao termo, estes não provam que a deficiência de vitamina D impossibilita a conceção ou causa abortos espontâneos. É, portanto, necessária mais investigação para determinar a eficácia de suplementos de vitamina D a fim de reduzir o risco de aborto espontâneo, assim como os níveis ideais de vitamina D para uma reprodução saudável.

 

Escrito por Debra A. Kellen, PhD
Traduzido por Ângela Carvalho, PgC

Referências:

  1. Mumford, S. L., Garbose, R. A., Kim, K., Kissell, K., Kuhr, D. L., Omosigho, U. R., … & Plowden, T. C. (2018). Association of preconception serum 25-hydroxyvitamin D concentrations with livebirth and pregnancy loss: a prospective cohort study. The Lancet Diabetes & Endocrinology. http://dx.doi.org/10.1016/ S2213-8587(18)30153-0
  2. Tovey, A. & Cannell, JJ. The relationship between vitamin D and miscarriages. The Vitamin D Council Blog & Newsletter, May 30, 2017.
RELATED ARTICLES

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Latest News and Articles

SUBSCRIBE TO OUR NEWSLETTERS

Stay Connected
10,288FansLike
820FollowersFollow
249FollowersFollow
2,787FollowersFollow

Article of the month

Augmented Reality to Augment Physical Therapy for Parkinson’s Disease

A hallmark of advancing Parkinson’s disease is a distinctive shuffling walk. Dual-task training is an effective but costly physical therapy that helps people with...

Joke Of The Day – April 26

Doctor to his patient: -So, your diet is going to be – one apple, one boiled egg, fat free yogurt, and salad. -Doctor, am I supposed...

RECENT COMMENTS

ADVERTISE WITH US

error: Content is read-only and copy-protected.