treatment for HIV

Em breve estará disponível um novo tratamento para o HIV que oferecerá cuidados de primeira linha e reduzirá o desenvolvimento de resistência ao tratamento.

Entre os 37 milhões de pessoas infetadas com o HIV no mundo apenas 19.5 milhões são tratadas com medicamentos anti-retrovirais (ARV). Numa tentativa de acabar com a epidemia da AIDS, em breve estará disponível um novo tratamento para o HIV que oferecerá cuidados de primeira linha e reduzirá o desenvolvimento de resistência ao tratamento. A introdução de um novo medicamento para o tratamento do HIV significa que por $75 dólares os governos sul africano e queniano serão capazes de tratar um indivíduo infetado com o HIV no período de um ano com apenas um comprimido.

Este comprimido contém três compostos ARV, incluindo dolutegravir. Dolutegravir é extremamente eficaz e seguro mas muito caro para muitos países como a África do Sul. Michel Sibidé, o líder do programa das Nações Unidas no combate à AIDS/HIV (UNAIDS) em Genéva, declarou que este tratamento a baixo custo representa um grande progresso. Espera-se que este tratamento, anunciado numa conferência de imprensa com ligação à sessão da Assembleia Geral das Nações Unidas em Nova Yorque, seja utilizado para tratar os 37 milhões de pessoas infetadas com o HIV. Estima-se que a África do Sul, o maior comprador de ARV, poupará cerca de $900 milhões de dólares num período de seis anos como resultado deste novo tratamento. A grande capacidade deste novo comprimido de suprimir o HIV, os seus baixos níveis de toxicidade e a sua facilidade de utilização, simplificam o tratamento para pessoas infetadas com o HIV que requerem cuidados para toda a vida e reduzem o risco de tolerância aos ARV.

Tal comunicado recentemente publicado em Science oferece esperança para os milhões afetados pelo HIV. Este novo tratamento a baixo custo é o resultado de um esforço conjunto entre os governos sul africano e queniano e a UNAIDS, a Clinton Health Access Initiative, a Unitaid, a Bill & Melinda Gates Foundation, a U.S. Agency for International Development, o United Kingdom’s Department for International Development e o Global Fund to Fight AIDS, Tuberculosis and Malaria.

O objetivo da UNAIDS é providenciar ajuda para a erradicação da epidemia do HIV até ao ano de 2030, o que se propõe como um objetivo significativo e admirável. No entanto, por esta razão 86% das pessoas infetadas receberão tratamento no seguimento de testes padrões com níveis baixos de deteção. Este novo tratamento de combinação de ARV ajudará vários países a combater esta epidemia problemática e num futuro possivelmente atingir o objetivo da erradicação da AIDS.

 

Escrito por Jade Marie Evans, MPharm, Escritora Médica
Traduzido por Ângela Carvalho, PgC

Referências:

Cohen, J. (2017). New single-day pill for HIV treatment promises more bang for less buck. Disponível: http://www.sciencemag.org/news/2017/09/new-single-day-pill-hiv-treatment-promises-more-bang-less-buck. Última visualização a 21 de Setembro, 2017.

Read this article in:
English | French | Spanish 

Facebook Comments