Friday, April 26, 2024
HomePortuguêsSuplementos alimentares de romã e a sua ação nos níveis de açúcar...

Suplementos alimentares de romã e a sua ação nos níveis de açúcar no sangue

Investigadores na China analisaram os potenciais efeitos dos suplementos alimentares de romã nos níveis de açúcar no sangue e na sensibilidade insulínica.

A diabetes mellitus representa uma ameaça à saúde pública afetando 336 milhões de pessoas em todo o mundo (2014). Estima-se que este número aumente para 552 milhões até ao ano 2030. Para os doentes de diabetes, o controlo dos níveis de glucose no sangue é uma tarefa diária e perpétua. A má gestão dos níveis de açúcar no sangue pode causar danos a longo prazo na saúde: enfarte do miocárdio, acidente vascular cerebral, insuficiência renal, cegueira, lesões nos nervos. É por esta razão que mudanças a nível do estilo de vida, como por exemplo a ingestão de suplementos alimentares, têm sido utilizadas para o controlo dos níveis de açúcar no sangue e na prevenção e tratamento da diabetes. Recentemente, os suplementos alimentares de romã tornaram-se alvo de interesse nas comunidades científica e médica devido aos seus possíveis efeitos nos níveis de glucose.

Tem sido feita extensiva investigação acerca das propriedades antioxidantes da romã (Punica granatum L.) e acerca da grande concentração de polifenois bioactivos presentes neste fruto. Foram usados extratos de diferentes partes da romã (o sumo, o  óleo das sementes, o extrato da fruta) para prevenir e tratar doenças como a pressão arterial alta, doenças cardiovasculares, a obesidade e a diabetes. Alguns estudos demonstraram que o sumo da romã e os extratos desta fruta melhoram os níveis de açúcar no sangue, reduzem os requerimentos insulínicos do organismo e aumentam a sensibilidade insulínica. No entanto, muitos destes são estudos observacionais e estudos com animais e, portanto, os efeitos da romã nos níveis da glucose e insulina em humanos não são corretamente compreendidos.

Um estudo recente realizado na China analisou dados recolhidos em ensaios clínicos anteriores para avaliar a eficácia dos tratamentos com suplementos alimentares de romã no controle da glucose, dos níveis de insulina e da sensibilidade insulínica em adultos. Este relatório e meta-análise, publicado no Nutrition Journal, analisou e examinou 16 estudos clínicos nos quais participaram 538 adultos saudáveis que não sofriam de diabetes e que tomaram suplementos alimentares de romã durante pelo menos uma semana. Dos 16 estudos, 11 utilizaram 120 a 500 ml de sumo de romã por dia como suplemento alimentar; 2 utilizaram óleo de sementes de romã (400/2000 mg/dia); e os restantes 3 utilizaram extrato de romã (710-1420 mg/dia). Estes estudos tiveram a duração de uma a doze semanas.

Nenhum dos estudos encontrou efeitos significativos dos suplementos alimentares de romã nos níveis de glucose. Análises conjuntas adicionais dos 16 estudos revelaram a mesma conclusão: a ingestão de suplementos alimentares de romã não tem efeitos significativos nos níveis de açúcar no sangue, na concentração de insulina ou na sensibilidade insulínica.

Em suma, investigações recentes mostram que a ingestão diária de suplementos alimentares de romã não é um tratamento efetivo para o controlo dos níveis de glucose e insulina.

 

Escrito por Cindi A. Hoover, Ph.D.
Traduzido por Ângela Carvalho, PgC

Referências:

Huang et al. Lack of efficacy of pomegranate supplementation for glucose management, insulin levels, and sensitivity: evidence from a systematic review and meta-analysis. 2017. Nutrition Journal 16:67. DOI 10.1186/s12937-017-0290-1

Read this article in:
English | French | Spanish

RELATED ARTICLES

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Latest News and Articles

SUBSCRIBE TO OUR NEWSLETTERS

Stay Connected
10,288FansLike
820FollowersFollow
249FollowersFollow
2,787FollowersFollow

Article of the month

Augmented Reality to Augment Physical Therapy for Parkinson’s Disease

A hallmark of advancing Parkinson’s disease is a distinctive shuffling walk. Dual-task training is an effective but costly physical therapy that helps people with...

Joke Of The Day – April 26

Doctor to his patient: -So, your diet is going to be – one apple, one boiled egg, fat free yogurt, and salad. -Doctor, am I supposed...

RECENT COMMENTS

ADVERTISE WITH US

error: Content is read-only and copy-protected.